RÉPTIL

Os primeiros vertebrados a se adaptarem plenamente à terra firme foram os répteis, que surgiram no final da era paleozóica, há cerca de 300 milhões de anos. Diversificando-se e difundindo-se ao longo da era seguinte, os répteis apresentaram formas gigantescas como os dinossauros, senhores absolutos da Terra até o fim da era mesozóica. Na atualidade, sua importância dentro da escala zoológica diminuiu em relação a aves e mamíferos, apesar das várias espécies existentes e de sua ampla distribuição.
Réptil é o animal vertebrado dotado de quatro patas que se locomove por reptação, ou rastejamento. Na escala zoológica, a classe dos répteis situa-se  entre os anfíbios e as aves. A falta de patas em algumas espécies, como as cobras, corresponde a uma perda secundária de natureza adaptativa. O embrião do réptil é protegido por um envoltório membranoso, o âmnio, no interior do qual se encontra o líquido amniótico, que o protege da desidratação e de choques. Em função dessa característica, comum a aves e mamíferos, essas três classes são chamadas amniotas.


Características gerais. Como os peixes e os anfíbios, os répteis são animais poiquilotermos, ou seja, sua temperatura corpórea varia de acordo com a do ambiente, pela inexistência, em seu organismo, de mecanismos de regulação. Em função disso, esses animais não podem habitar latitudes e altitudes com clima demasiado frio e sua distribuição pelo planeta é limitada. As espécies que vivem em regiões nas quais a temperatura desce a índices muito baixos hibernam até que as condições ambientais voltem a ser favoráveis.
A pele dos répteis apresenta uma camada externa cornificada, grossa, com escamas imbricadas que protegem o animal das agressões mecânicas exteriores e também da desidratação. Na maior parte das espécies, essas escamas são de natureza epidérmica, como ocorre nos sáurios, crocodilos e serpentes. As tartarugas também apresentam formações escamosas derivadas da epiderme, mas o casco é composto de escamas dérmicas, autênticas placas ósseas associadas ao esqueleto. A pele de ofídios e sáurios passa regularmente por períodos de muda, nos quais a camada velha se desprende e é substituída por um tecido jovem, que sofre um processo de endurecimento progressivo ao entrar em contato com o ar.
Os répteis apresentam formações córneas com função defensiva, ofensiva ou alimentar, como as garras dos lagartos, crocodilos e quelônios. Estruturas como os chifres e cristas de alguns sáurios -- entre os quais muitas espécies de lagartos australianos -- ou o órgão que forma o chamado "guizo" das cascavéis são modificações das escamas epidérmicas. Em geral, o tegumento dos répteis contém poucas glândulas, ao contrário do que ocorre com outros vertebrados, como os anfíbios. Quando estão presentes, as glândulas secretam substâncias que, ao serem percebidas por outros animais da mesma espécie, desempenham o papel de demarcação de território. É o caso das secreções glandulares femorais do lagarto e das secreções emitidas pelas cloacas das serpentes.
A ossificação do esqueleto dos répteis é completa, com exceção do esterno, que, quando existe, é formado por cartilagem. A configuração do crânio varia entre as diferentes famílias. Enquanto o crânio das tartarugas não apresenta fossas temporais, cavidades que permitem a inserção dos músculos mastigadores, o dos crocodilos possui duas. A partir dos crocodilos, observa-se uma evolução craniana no sentido do desaparecimento progressivo das fossas: nos lagartos não existe fossa temporal inferior e nas serpentes perderam-se as duas. A estrutura peculiar do crânio das cobras é responsável pela grande capacidade de abertura bucal desses animais, bastante útil para caçar e engolir presas muito maiores que eles. Essa habilidade é complementada pela capacidade que as serpentes também apresentam de dilatarem sua cavidade corporal graças à flexibilidade das costelas, integradas por segmentos articulados entre si.
Nos répteis, a cavidade bucal é independente da nasal. De grande importância adaptativa, essa diferenciação permite que as fossas nasais se estruturem e desenvolvam de forma mais perfeita. O número de vértebras é muito elevado em algumas espécies -- nas serpentes, por exemplo, pode ultrapassar 300, como ocorre com as pítons. Os dentes são implantados em alvéolos ou estão ligados diretamente ao osso. Sua função básica é a de reter a presa enquanto o animal a devora. As tartarugas não têm dentes. A língua dos lagartos e serpentes é bastante desenvolvida. No camaleão, ela é muito comprida e enrola-se em espiral numa cavidade, de onde é projetada para o exterior para capturar os insetos de que esse animal se alimenta. Também é característica a língua bífida das serpentes. Ao retrair-se, a língua fica localizada perto de um órgão olfativo especial, chamado órgão de Jacobson, com o qual o ofídio detecta diferentes substâncias químicas de natureza orgânica liberadas pelas possíveis presas.
Os répteis são animais predadores. Alguns deles, como é o caso das serpentes, desenvolveram glândulas capazes de produzir eficazes compostos tóxicos. Nem todas as cobras, no entanto, são venenosas: a aquisição dessa capacidade se detecta em espécies de menor porte, incapazes de apresar a vítima por meios puramente mecânicos. As grandes espécies, como as sucuris, pítons ou jibóias, matam suas presas por esmagamento, enquanto as serpentes menores, como as cascavéis e corais, compensam o menor tamanho com a rápida ação de seus venenos, inoculados por meio de caninos especiais. Em muitos casos, esses caninos apresentam um canal central que os liga diretamente à glândula produtora de veneno.
A respiração, muito mais eficiente que a dos anfíbios, é efetuada por pulmões. Os répteis possuem costelas e músculos intercostais que permitem o aumento da cavidade torácica e a entrada de um volume maior de ar. Algumas espécies, como é o caso das serpentes, apresentam pulmões muito pouco desenvolvidos ou totalmente atrofiados, enquanto outras, como os crocodilos, dispõem de órgãos pulmonares complexos, semelhantes aos dos mamíferos.
Em geral, os sentidos dos répteis não se destacam por sua agudeza, com exceção do órgão de Jacobson, de função olfativa, especialmente desenvolvido nos ofídios, e os receptores de calor das cascavéis, com os quais elas localizam suas presas. Os répteis apresentam um olho pineal ou "terceiro olho", que aparece no embrião antes dos olhos normais e chega a seu pleno desenvolvimento apenas no tuatara da Nova Zelândia, espécie de características arcaicas que constitui uma ordem à parte dentro da classe dos répteis. Esse olho, situado sob a pele do crânio, comunica-se com o exterior por um orifício e é sensível à luz.
Os sexos estão separados e a fecundação é interna. Os répteis reproduzem-se por meio de ovos, que em alguns ofídios se abrem ainda no corpo da mãe (oviviparidade). Os machos possuem pênis ou órgão copulador, que apenas não está presente no tuatara primitivo. Nos lagartos e serpentes, o pênis é duplo. Nas tartarugas e nos crocodilos, existe um tecido erétil que forma os corpos cavernosos, que dotam o órgão copulador da capacidade para manter-se ereto durante a cópula.


Distribuição e ecologia. Os répteis colonizaram tanto o meio aquático, marinho ou de água doce (tartarugas, serpentes marinhas, cobras d"água e crocodilos), quanto a terra firme. Selvas, bosques, pradarias, planícies, estepes ou até desertos são alguns dos habitats conquistados pelos répteis. Em sua maioria, esses habitats são diurnos e algumas espécies, como é o caso de certos sáurios, apresentam comportamento ritual e particularmente agressivo ao chegar a época da reprodução. Muitos se destacam por sua particular resistência à escassez de comida e às condições climáticas desfavoráveis: algumas tartarugas sobreviveram vários anos em cativeiro sem se alimentar.


Classificação. Distinguem-se os répteis em quatro ordens: os rincocéfalos ou tuataras, com um único representante, o tuatara (Sphenodon punctatus) da Nova Zelândia; os quelônios ou tartarugas, também conhecidos como testudíneos, por possuírem uma carapaça em forma de escudo; os escamados, que agrupam os lagartos ou sáurios e as serpentes ou ofídios; e os crocodilianos. As tartarugas se caracterizam pela falta de dentes e por possuírem, no lugar, uma lâmina de natureza córnea que serve para esmagar o alimento. O corpo é protegido por uma concha grossa e dura, formada por duas peças principais: a parte ventral da couraça, o plastrão, e a superior, ou carapaça. Ambas são integradas por uma série de placas ósseas revestidas externamente por escudetes dérmicos. Destacam-se, no Brasil, a presença da tartaruga-da-amazônia, jurará-açu ou arrau (Emys amazonica), cujo macho é o capitari; o jabuti (Testudo tubulata), cuja fêmea é a jabota; o tracajá (Podocnemis unifilis); o matamatá (Chelys fimbriata); e o muçuã (Cinosternon scorpioides).
Os sáurios agrupam um conjunto de répteis cujo aspecto geral é semelhante ao dos lagartos. Entre os mais conhecidos no Brasil estão a cobra-de-duas-cabeças (Amphisbaena alba), ibijara ou, na Amazônia, mãe-de-saúva; a lagartixa (Hemidactilus mabouya); a cobra-de-vidro (Ophiodes striatus); e diversas espécies de lagartos, desde o anão da Amazônia e as taraguiras (Tropidurus torquatus) até o teiú (Tupinambis teguixin) e o sinimbu ou papa-vento, também chamado impropriamente de camaleão, pois os verdadeiros camaleões pertencem à família dos camaleontídeos, não existente no país.
São encontradas na fauna brasileira cobras venenosas, como a cascavel, a surucucu (do gênero Lachesis), a jararaca (Bothrops) e a coral (Micrurus); e não venenosas, como a sucuri (Eunectes murinus), a jibóia (Constrictor constrictor), a caninana (Spilotes pullatus), a cobra-cipó (Herpetodrias sexacarinatus) e a muçurana (Pseudoboa claelia), que devora serpentes peçonhentas. A píton real, que vive na Malásia, talvez seja uma das maiores espécies de cobra do mundo: cresce até 9,8m de comprimento.
Os crocodilianos são, em muitos aspectos, os répteis mais evoluídos, tanto por suas características anatômicas e fisiológicas como por seu comportamento em relação aos filhotes, com os quais estabelecem uma autêntica relação de tutela e proteção. Possuem um músculo que separa as cavidades torácica e abdominal e desempenha uma função análoga ao diafragma dos mamíferos. O coração aparece já dividido em quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos, traços que contrastam com a aparência primitiva que esses animais exibem. Entre as diversas espécies que integram a ordem dos crocodilianos, estão o jacaré comum, jacaré-açu (Melanosuchus niger), jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), jacaretinga (Caiman crocodilus) e jacaré-coroa (Caiman trigonatus).

Faça um comentário, participe:



O site é totalmente grátis, clique acima em YOUTUBE para liberar o acesso ao site!


.................................... aguardando!!!











































































































































































































Artigos em Destaque



Tecnologia do Blogger.

Palavras mais buscadas no site

Trabalhos Escolares Trabalho Escolar Biologia Português Matéria Português Rede Social Dicas de Português Língua Portuguesa História ZOOLOGIA Facebook Memes Trolls Geografia Memes Zuando muito no face Trollando Memes para facebook Escrevendo em redes sociais Educação Física Concursos Públicos Gramática Dúvidas de Português Esportes Concursos Dicas de Concursos Públicos Biografia Informática O que é a língua portuguesa Química Física Geologia Tecnologia Enfermagem Geofísica Enem Questões para Concursos Cartaz Cartazes Manifestações TI Blocos Econômicos e Organizações Internacionais Sociologia Arte Artes GENÉTICA PROUNI SISU Concordância Diversos Dicas Questões ECOLOGIA Faculdade Simulado Universidade Vestibular Biografias Civilizações Atualidades CAFTA Ortografia Protesto Seu Trabalho Literatura QUESTÕES DE Português com Gabarito Redação Crase Esqui Aquático Computadores analógicos Curiosidades Gramática. História da computação História do hardware Índio EVOLUÇÃO Indígena Uso da Crase - quando há (ou não) crase Artigos 196 a 200 da Constituição Federal Lei n° 8.142 Lei nº 8.080 Organização e Funcionamento do SUS Plural Sistema Único de Saúde Tecnologia da Informação Grafia Hífen QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Com Gabarito RACIOCÍNIO LÓGICO Autores Homônimos Parônimos Uso da vírgula Carta Educação Resumos Saúde Vírgula Windows Anita Garibaldi Dica de repelente caseiro contra mosquitos e moscas Manchas Ortográfico Reciclagem Sinônimos Verbos Vocativo Windows 8 Aleijadinho Aluísio Azevedo Aposto Bilhete Carta Argumentativa Carta comercial Carta de Reclamação Carta de informação Carta de solicitação Carta do leitor Cartão-postal Comunidade Andina Convite DOS Dicionário E-mail Emprego Energia Estudar Fast Evolução da Tecnologia da Informação Exemplos de Textos do Cotidiano Fernando Pessoa Formas variadas de linguagem Futebol Futebol americano Gauchês Ginástica Gêneros textuais do cotidiano Idade Média Identidade Imagens para Facebook Instalação Lei Lei federal MS-DOS Matemática Mix Útil Polo aquático Precisão e adequação vocabular Pronomes Psicologia Publicidade Questões de Português Ortografia com Gabarito Reforma ortográfica Significados Texto instrucional (injuntivo) Tênis de Mesa Uso de por que Verbo Windows 7 Windows XP por quê porque e porquê saúde no Brasil 99 : Salário baixo e injustiça A Estrutura Curricular da Disciplina De Educação Física A Grande Influência da Lua em Nossas Vidas. A guerra civil gaúcha A participação do México no Nafta ACENTUAÇÃO ACENTUAÇÃO GRÁFICA ANARQUIA ASEAN Abafadores Abandono Acentos Acústico Adolf Hitler Advérbios Afonso Pena AlCA x ALBA Alca Alfabeto Alimentos que ajudam a perder barriga Anatomia comparada Anel Apec Apostila Apostila Concurso Professor Apostila PEB ll Arroz integral Arte Barroca Arte Rupestre Artesanato Arthur Aguiar Artigos Assíria Asteca Astrolábio Atletismo Até onde a Lua influencia a nossa vida? Automação Babilônia Badminton Balonismo Bancos Barack Obama Barulho Barão de Mauá Barão do Rio Branco Basquetebol Beisebol Benito Mussolini Benjamin Constant Biodiversidade Biogeografia Biologia molecular Boxe Brasil - Eleições 2006 CEI – Comunidade dos Estados Independentes CLIMA Cabo de Guerra Caminhada Cana-de-açúcar Capoeira Caratê Caricom Carlos Chagas Carlos Drummond de Andrade Carros Cartaginês Carvão mineral Casal Castro Alves Celta Charles Chaplin Chico Buarque de Holanda Chinesa - Civilizações Ciclismo Clarice Lispector Classificação dos blocos econômicos Claude Debussy Comemoração em outros Países Como cozinhar o arroz integral Comparativo entre C e java Comunidade Britânica Comunidade Sul-Americana de Nações Conceito Conceitos Concretismo Consciência Copa 2014 Coreia do Norte e a Coreia do Sul Corrida Cortar o consumo de sódio para até 3 g por dia também ajuda na prevenção Criar um ponto de restauração Windows 8 Criatividade - Fazer arte com uma melancia Crise na Tunísia Cruzadas DEFENSIVOS AGRÍCOLAS DENSIDADE DESENHO DESMATAMENTO DESTAQUES NO MUNDO DOMESTICAÇÃO Dança Data Comemorativa Data Mining Data Warehouse Decreto nº 7.508 Deixar Menu Iniciar do Windows 8 igual ao do Windows 7 Desativando as Atualizações Descobrir MAC Address placa de rede. Descrição Desflorestamento Desinstalar programas no Windows 8 Desrespeito com o professor Dia das Mães Dia do Descobrimento do Brasil - 22 de Abril Dica caseira para limpar os rins Dica para retirar manchas de tinta de caneta da roupa Dicas para computador Dicas para tirar as manchas de graxa das roupas Dicionário Web Dom Pedro I Drivers Dual Boot Duque de Caxias ESPÉCIES EM EXTINÇÃO EXPRESSIONISMO Educação no Brasil Educação nota 10 Egípcia Eleição de Dilma Rousseff Energia Solar Engordar Engordei Enunciação e contexto Escalada Escultura Esgrima Esporte Estrangeirismo Estrangeirismos Estudar é para os fortes Exercícios Expedições medievais realizadas em nome de Deus FOTOSSÍNTESE Faca especial para cortar melancia Falsos Sinônimos Falta de Vagas Fauna Fenícia Feriados Feudalismo Figuras de estilo Filogenia Filogeografia Filosofia Fisiologia Flora Fly Fishing Formatação Formação de blocos econômicos Força de Floriano Fracasso da Alca Francesa Frases em imagens Frescobol Futurismo Fórmula 1 G 20 Financeiro GHIA GL GLS GLX GT Germânica Geógrafo Geólogo Ginástica Artística Ginástica de trampolim Globalização Glossário Web Golfe Golfo Pérsico Gonçalves Dias Governo x Educação Graciliano Ramos Grafite Grega Grego Guerra Guerra Civil Americana Guerra de Secessão Guia Prático Gêneros textuais argumentativos Gêneros textuais do universo jornalístico HISTÓRIA DA ARTE Heitor Villa-Lobos Hidroginástica História da Idade Média História do Futebol História em quadrinhos Homero Homo sapiens Homônimas e Parônimas Hóquei IMPRESSIONISMO Idade Antiga Idade Contemporânea Idade Moderna Importância da mulher na sociedade Inca Incluir mais potássio na alimentação pode reduzir risco de AVC Indiana Indicadores Indigena Individualismo Industrialização da China Industrialização e Urbanização Indígena no Brasil Indígenas Inglesa Ingresso Tardio Inscrições Instalando Instalando Windows no Netbook Instalar Windows 7 pelo Pen Drive Instalar Windows Dual Boot Integração da Venezuela ao Mercosul Internet Internet Explorer Isoladores James Watt Japonesa Jet Ski Jiu Jitsu Jogo de Queimada Jogos Olímpicos Pequim 2008 John Fitzgerald Kennedy José de Alencar Judô Karl Marx Kung-Fu LX Lima Barreto Linguagem e comunicação Localização do Golfo Pérsico Loteria Lotofácil Lotérica Luiz Gonzaga MAC Address MEIO AMBIENTE MIGRAÇÕES ANIMAIS MMA Mixed Martial Arts MPFI Madeira Mahatma Gandhi Maia Mamíferos Manguezal Medicina Memórias de Computadores Mercosul Mercosul: Países Integrantes Mercúrio (planeta) Mergulho Mesóclise Minas Gerais Missão Científica Espacial Brasileira Modelos de Processadores Modismos Monarquia Monteiro Lobato Moralismo Morfologia Mundo Summary Musculação Médicos Nado Sincronizado Natal; Dia de Montar e Desmontar a árvore de Natal; Data Comemorativa; Natação Navegadores Neologismo Neologismos Netbook O milênio da mulher O que é Educação Física? OEA OLAP OMC ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SUS - LEI 8080/90 E 8142/90 ORIGAMI Office 2007 Op-art Opep Os livros são um oceano infinito de conhecimento Outlook PEB ll POLUIÇÃO Paleontologia Parkour Pedagogia Pedro Bandeira Pedro Álvares Cabral Pen Drive Pensamentos Persa Pessoa Piaget Pintura Placa tectônica Planejamento e Gerência de Projeto de Software Planície Pleonasmo Pontuação Pop Art Portugal Povos indígenas Presidentes da República do Brasil Primavera Árabe Princesa Isabel Professor Professor trollando aluno que não estuda Pronomes átonos Prosa Naturalista Pré-História Próclise QUALIDADE DE VIDA QUESTÕES DE Português Acentuação Com Gabarito QUESTÕES DE Português Crase com Gabarito Questão do Mensalão R$9 RENASCIMENTO RESPONSABILIDADE SOCIAL ROCOCÓ RX Racismo Ranking Mundial de Educação Rapa-Nui Rebelião Popular Receita caseira para rachaduras dos pés Rede municipal de saúde Redundância Reduza o risco de AVC Relacionamento Remo Repetência Reservas indígenas no Brasil Respeite o Professor Revolta da Armada Revolta da Vacina Revolta na Líbia Revolta no Egito Revolução Federalista Revolução Francesa Robô Romana Romero Britto Russa SADC Saltos Ornamentais Semânticas Senha padrão Seriados Siglas Sintaxe Sismo Sistema Operacional Sistemática Skate Software Som Sono Sorteio Squash Subjuntivo Suméria Surfe Tabelas Cruzadas e DrillDown Taekwondo Teatro Terremoto The Vampire Diaries Tigres Asiáticos Tipos de Frase Triathlon Turca Turfe Tênis Unasul União Europeia União Européia Urbanização da China Urânio Uso do Hífen (Novo Acordo Ortográfico) Venda casada Verbo Auxiliar Verbos Abundantes Verbos Anômalos Verbos Defectivos Verbos Regulares e Irregulares Verbos Transitivos Verbos de Ligação Verdades e mentiras sobre o conflito das Coreias Vida de professo Viking Vocabulário Voleibol Voleibol de Praia Water Bike Word 2007 Xadrez Xenofobia Zuando na escola 2013 aliança concurso configurar configuração regionalismo roteador roteadores tempo verbal toma dicionário na cara Árabe - Civilizações Ênclise

Copyright © Mix Útil